Dicas de Prosperidade 8: o consumidor e o produtor

A alguns anos atrás li um texto sobre isto, não me lembro ao certo em qual lista ou fórum e resolvi que hoje era o momento de dividir isto com meus leitores. O assunto é interessante e entendê-lo nos mostra que a maioria de nós se perde no hábito de consumir desenfreadamente muitas coisas que não nos são realmente necessárias.

Mas vamos nos fazer uma pergunta : qual é o nosso perfil, o de consumidor ou produtor ?

Primeiro, não pense nisto como uma pergunta sobre você ser ou não empreendedor. Isto é diferente. A pergunta aqui vai muito além do óbvio que muitos blogs lhe perguntariam.

Não é muito difícil de entender que as pessoas com situação financeira acima e muito acima da média tem o perfil produtor. Do lado oposto temos pessoas sempre endividadas e com grandes privações que são os produtores. E boa parte da população consegue manter o equilíbrio entre os dois padrões de comportamento e conseguem navegar entre os perfis de produtor e consumidor permitindo que não fiquem oprimidas financeiramente, mas, também não são pessoas que terão um grande montante de reservas financeiras a seu dispor.

Quem está no padrão PRODUTOR está sempre procurando formas de SERVIR ( empreendedores acabam sendo este tipo de pessoa ).

Este tipo de padrão é interessante pois pode ser visto em pequenas coisas como por exemplo pessoas que não precisariam de continuar produzindo e continuam produzindo, mesmo tendo muito dinheiro no bolso.

Algumas pessoas do perfil PRODUTOR acabam optando por comprar bens e objetos bem abaixo de suas possibilidades. Eles optam sim por bens que atendam suas necessidades e não por bens que lhe darão status.

Acredito que você já tenha idéia do que é o perfil consumidor , não é ? O perfil CONSUMIDOR que acaba sendo formado por boa parte da população do Brasil tem a casa cheia de coisas que muitas vezes nem são utilizadas.

O que move estas pessoas é o consumo . São aqueles que compraram um celular e já estão de olho em outro, tem um carro, e mesmo sem precisar já estão pensando na compra de outro.

Acumulam coisas como diversos relógios, cada um de uma cor. Ou seja, é um perfil de pessoa que precisa de ter, ostentar para provar a si mesmo que é bem sucedido através das coisas que tem, e não, através do que produziu, tal qual o perfil de PRODUTOR.

Agora que tal brincarmos para descobrirmos de que lado estamos  ? Eu estou tentando sair do mundo dos CONSUMIDORES para ir para o mundo dos PRODUTORES. E você, após as perguntas abaixo, onde está  ?

O que você produziu no último ano ?

Se você só conseguiu lembrar aqui das obrigações que você tem no seu emprego todos os dias, é hora de rever seu jeito de ser.

A pessoa com perfil PRODUTOR irá lhe apresentar os diversos projetos que ela inicou ao longo do último ano, mesmo que muitos deles não tenham dado certo.

Apostar no novo é o perfil do PRODUTOR, viver na mesmice é perfil do CONSUMIDOR pois irá sempre estar consumindo de alguém.

Sua renda vem de uma única fonte  ?

Não fique triste. A renda de boa parte da população é assim.

Por este motivo quando o desemprego vem boa parte das pessoas entram em pane pois não sabem como a renda que deixou de existir.

Boa parte dos PRODUTORES não tem este problema. A renda deles sempre vem de mais de um negócio.

Ou seja, PRODUTORES apostam em diversos negócios para que mesmo que um segmento da economia esteja ruim, ele tenha a sua renda vindo de outros dos seus diversos projetos.

Sua capacidade de gerar renda é superior às suas necessidades de consumo  ?

Não é nem preciso dizer que o PRODUTOR tem capacidade de renda muito superior do que ele precisa para sua subsistência diária.

O CONSUMIDOR é o eterno devedor e portanto, nunca consegue pagar suas contas com sossego. E se você está neste perfil é hora de repensar sua vida.

Inicie uma limpa de todos os seus gastos desnecessários ou então, lute para sair do perfil de CONSUMIDOR e começar a produzir riquezas.

E caso você esteja no meio, nem muito dinheiro, nem dinheiro em falta, fique tranquilo pois você pelo menos está em equilíbrio.

Você tem dificuldade para gerar renda ?

Nem é preciso dizer que o CONSUMIDOR tem dificuldade para gerar renda, pois em geral são pessoas assalariadas ou então, empresários com grande dificuldade de manter seu negócio em funcionamento.

O produtor, como já foi falado no texto consegue gerar sempre renda em cima de renda. Ou seja, é o famoso cara que faz com o dinheiro dele gere mais dinheiro.

Você vive trocando de computador, carro ou celular ? A famosa pessoa que sempre busca algo melhor, novo e com muitos mais recursos ?

Se você não é um, conhece várias pessoas assim. Aquele cara que comprou um computador novinho e no outro dia já está pesquisando sobre quais novidades tem aquele outro computador.

São pessoas que tem uma dificuldade enorme de pensar que mesmo que o outro produto tenha algumas novidades , ele acabará por não utilizar boa parte delas.

Assim, se você é deste tipo, se policie. Você não precisa provar para ninguém seu status … além de você mesmo.

Tem em casa aparelhos ou objetos que nunca usou ?

O CONSUMIDOR é um eterno colecionador de coisas. Terá livros que ele nem abriu, equipamentos que foram usados poucas vezes ou nunca foram usados.

Ou seja, o famoso comprar por comprar. Comprar por impulso que é tão natural em pessoas que se mantém endividadas e sem dinheiro.

Você costuma comprar coisas em dobro ?

O CONSUMIDOR sempre vai achar que uma catástrofe está próxima. Se não for uma catástrofe natural, ele pode por exemplo cismar que uma crise irá falir o país ( sim, o momento atual do país é um exemplo e diversos CONSUMIDORES gritam aos quatro cantos o mantra dos problemas ).

Assim é comum que comprem no supermercado muito mais do que precisam, e ainda por cima, terem diversos produtos que não são usados no seu dia a dia.

Você adora uma promoção, mesmo que não precise daquele produto ( e ainda está devendo ) ? Nem preciso ter dizer onde você está né ?

O seu dinheiro some assim que você é o recebe ?

Os CONSUMIDORES não sabem o que é economizar pois tem que comprar tudo que vêem.

Portanto, ganhe ele 10 mil reais mês ou um salário mínimo ele irá torrar toda esta quantia em pouquíssimos dias e irá passar necessidade por todo o tempo.

Portanto, caso você tenha cada vez mais mês e menos salário, é hora de rever seu comportamento.

Você tem pouca reserva financeira ?

Acaba sendo um efeito de gastar todo o dinheiro, ou seja, nunca sobra um real para que a pessoa economize para ter uma pequena reserva financeira.

Você conversa com as pessoas falando sobre valores do que você possui ou está para adquirir ?

O CONSUMIDOR precisa provar seu valor pelas coisas que tem. Portanto, ele valoriza as pessoas pelas suas capacidades de consumo ( nem é pelas posses ).

Portanto, se você é o famoso que insere na conversa o preço das coisas que adquiriu pare para pensar se realmente isto não é para tentar dar mais valor ao seu hábito destrutivo de consumir sem pensar …

Você tem dívidas superiores a sua renda mensal  ?

Bancos são fãs dos CONSUMIDORES pois eles tem o péssimo hábito de teimar em manter a sociedade capitalistta.

Sim, são as pessoas que movem a riqueza dos bancos pois quando não podem comprar algo, pegam empréstimos, forçam o aumento dos limites do cheque especial, tem muitos cartões de crédito.

Cheques pré-datados então, amam. Parcelamento é seu mantra.

Se enxergou aqui … você continua no perfil de CONSUMIDOR.

Você é ajudado(a) pelos seus familiares ?

Um PRODUTOR não precisaria da ajuda dos familiares e o CONSUMIDOR acaba aceitando a ajuda e ficando com a fama de mau pagador pois nunca conseguirá devolver aquele dinheiro.

Espero que o texto tenha lhe feito pensar um pouco sobre qual é o seu perfil atual e lhe fazer repensar seu modo de ser.

Entender também porque alguns tem tanto e outros tem tão pouco.

Não entenda que eu estou lhe propondo a idéia de não consumir. Calma, não é por aí.

Quero lhe mostrar aqui que é hora de consumir com muita responsabilidade e pensar sempre, que você está sempre dando o seu dinheiro para alguém.

E como sair do perfil de CONSUMIDOR para o perfil de PRODUTOR ?

Há vários modos de sair do perfil de CONSUMIDOR. O primeiro deles é lógico que você aceite que está neste estado de consumir sem motivo e desenfreadamente para aceitar que é hora de resolver seus problemas.

O modo de ver isto é como quando um drogado começa a aceitar que aquele é o seu momento de largar as drogas. Ou seja, seu vício é o consumo, então é hora de deixá-lo.

Além de largar os hábitos de consumo é bom também que você se preocupe em pagar suas dívidas e rever seus hábitos financeiros.

E finalmente, empreenda. Há diversas formas de fazê-lo, mas, hoje, uma das que eu acho mais interessante e que está ao alcance de muita pessoas é o empreendorismo online.

E, uma das pessoas que mais me ajudou a abrir a cabeça para este tipo de vida é o Gustavo Freitas. O Gustavo é um exemplo para mim porque é uma pessoa que saiu do zero ( sim, ele chegou a ficar um ano desempregado e vivendo de bicos de servente de pedreiro ) e depois, largou a carreira de professor universitário e seu cargo público para viver de sua renda como empreendor digital.

Sou aluno dele em diversos cursos mas o mais completo curso do Gustavo é o Clube do Marketing Digital que tem uma série de cursos que lhe ensinam como sair do zero para um bem sucedido negócio online que pode lhe fornecer diversas fontes de renda.

Caso a internet não seja sua praia, aconselho uma visita ao Sebrae que lhe ensinará como abrir um negócio de sucesso.

Ainda também se quiser se inteirar sobre o mercado de criptomoedas  que está crescendo em muito visite este blog aqui.

 

%d blogueiros gostam disto: