Dicas de Prosperidade 6: o mal humor nas datas comemorativas

Eu sou uma pessoa assim. Ou pelo menos era. Aquele tipo de pessoa que nas datas comemorativas por algum motivo que a pessoa nem lembra ( ou conhece ) fica super mal humorada.

Mas sim, isto tem um motivo. Infelizmente acabamos por enxergar as datas comemorativas como algo ruim porque ao olhar para o ano que terminou ( principalmente em aniversários ) achamos que tínhamos passado mais um ano de profundo fracasso e que começaria um ano muito pio .

Eu sofri deste jeito por anos com este mal humor. Demorei muito a enxergar que a atitude negativa ao invés de melhorar as coisas tratava na realidade é de piorar tudo me deixando cego para as oportunidades, que, sim, não foram poucas ao longo da minha vida.

Se era imaturidade ou não, nem imagino, mas em geral este tipo de comportamento vem de uma idealização de uma vida que achamos que um dia iríamos alcançar. Mas, acaba que por erros ou até acertos, chegamos a outro ponto mas ficamos cegos ao que conquistamos de bom, pois idealizamos que estaríamos em outro resultado. Ou seja, esquecer de comemorar uma vitória e ficar vendo que somente houveram derrotas.

Nunca consegui enxergar isto antes mas em geral quem acaba optando por este lado é porque inconscientemente quer chamar a atenção. Como em geral as pessoas mais negativas tendem a ser mais retraídas, tímidas ou fechadas tendem a quer mais atenção do local onde vivem ou trabalham.

E insconscientemente este tipo de pessoa tende a agir como as crianças agem ( infelizmente nosso inconsciente é um grande meninão que não cresceu ) e fecham o semblante se isolando, deixando claro que não quer falar com ninguém pois não quer ser parabenlizado ou importunado como lembranças sobre a data.

Eu ainda era pior. E é sério. Eu por não dar importância a esta data ainda chegava ao cúmulo de esquecer do aniversário, o que, em geral acabava gerando mais gente achando estranho o meu comportamento.

O mais engraçado é que sempre ouvi isto de minha esposa mas nunca me toquei do tanto que isto era infantil e que eu é quem estava sempre optando por ver o lado ruim da vida. Eu pelo menos descobri isto, mesmo que isto tenha acontecido bem tarde na minha vida. Ou seja, eu sempre optei por ver o lado negativo e, olhando para trás, vejo que talvez se tivesse visto o lado positivo as coisas poderiam ter sido bem melhores.

Mas tudo vem a seu tempo e os erros do passado só servem mesmo para nos mostrar que viramos pessoas melhores no presente.

Assim, que tal mudar a partir de agora ? Nas datas comemorativas ao invés de ficar se remoendo porque teve um ano ruim, que tal enumerar os sucessos que teve ao longo deste ano e comemorá-los ? Você pode continuar optando pelo lado ruim mas te garanto que será muito melhor comemorar o que houve de bom.

Assim, no dia que nasceu neste ano esqueça a necessidade de atenção. Olhe para tudo que deu certo e tudo que deu errado. Comemore os sucesso e veja os fracassos como pequenos degraus para conseguir chegar aos sucessos que você colheu.

Se apegar ao que deu errado é terrível e corrosivo. Falo isto por experiência própria. Corroi nosso ânimo e nos tira do verdadeiro foco que é enxergar oportunidades que às vezes estão ali, coladinhas em nós.

Então se você é como eu fui e se fecha ainda nas datas comemorativas, tente refletir se as pessoas a seu lado esperam que você esteja carrancudo no dia do seu aniversário ou em qualquer outra data comemorativa do ano.

Se isto é uma necessidade de atenção, sorria. Até porque é bom lembrar que a maioria das pessoas nem sempre está nem aí para nós e fazer cara de chateado não vai mudar isto, já que às vezes a pessoa está com muito mais problemas que você.

Assim, use as datas comemorativas para comemorar. Esqueça os problemas pelo menos ali naquele momento. Comemore que está vivo, que conseguiu ganhar 1 real em uma venda na internet, que fez algo legal, ou seja, comemore, porque seu ano não foi um total fracasso mesmo que você ache isto.

Se puder escolher entre duas coisas, escolha sempre pela alegria. Sério, se acordar querendo mandar o mundo para aquele lugar, abra um sorriso e fale bom dia para a primeira pessoa que encontrar, com um grande sorriso.

Escolher entre sorri ou chorar é nossa escolha.

É hora de aprender a comemorar, todos nós merecemos. E sério, o mundo não merece muitas caras chateadas andando por aí igual uma série de zumbis com enxaqueca não.

O mundo merece sorriso e comemoração sim, porque todos nós merecemos parabéns pelo pouco ou muito que construímos ao longo de um ano ou anos.