Dicas de Prosperidade 5: aprenda a entender as ações que geraram o atual resultado da sua vida

Prosperidade é feita de reconhecer os vários âmbitos da sua vida e um deles é entender que todos os atos que fazemos levarão a resultados futuros.

Portanto, é bom entender que se temos uma vida boa ou ruim hoje tudo isto é culpa nossa e se alguém tem que resolver este problema, somos nós.

Mas inconsciente ou insconscientemente criamos os acontecimentos que irão acontecer no futuro, como se fossem pequenos pacotes que irão se abrir em algum momento de nossa vida.

Como podemos entender isto ? Um exemplo fácil é pensar por exemplo sobre contas. Se você é responsável por exemplo por pagar uma conta e tem aquele serviço cortado não é surpresa entender que aquilo aconteceu porque você deixou de fazer o pagamento.

Este é o conceito. Se temos ou não prosperidade em algum quesito de nossa vida é porque falta deixamos de fazer, ou fizemos algo, em algum momento de nossa vida.

Muitos chamarão isto de lei da ação e reação, mas eu nos últimos tempo prefiro chamar isto de lei da ação e resultado. Ou seja, toda ação sua que for executada chegará a um resultado, seja ele bom ou ruim 😉 .

E que tal criar alguns planos de ação para áreas bem específicas de sua vida ? Vamos dividir em 3 ( vi isto em um artigo na internet e achei maravilhoso ) :

  • O plano de ação dos relacionamentos;
  • O plano de ação da sua vida financeira;
  • O plano de ação de sua saúde física e mental.

Portanto, antes de pensar nos planos de ação para cada um destes requisitos de sua vida, é bom entender como o resultado atual de sua vida iniciou-se.

O plano de ação dos relacionamentos

Os relacionamentos são uma das partes da nossa vida onde os resultados das ações que tomamos são mais aparentes.

Assim, pense nos últimos tempos e faça o seguinte exercício mental :

  • Você teve alguma surpresa agradável ou desagradável com alguém de suas relações sociais ou familiares ?
  • O que ( no passado, como ação ) criou as condições para que este evento ocorresse ?
  • Conseguiu visualizar que o resultado atual é simplesmente fruto de alguma ação que você tomou no passado ?

Vamos a uma pequena história de como seus relacionamentos podem moldar o que vai acontecer como resultado daqui a alguns anos em sua vida.

Você e um colega de trabalho estão no mesmo setor, ambos em um mesmo cargo. Você vai todos os dias e simplesmente cumpre aquilo que lhe é mandado fazer enquanto seu colega sempre está inovando e tentando fazer algo além.

Em pouco tempo você nota que está sendo deixado para o lado enquanto seu colega, que entrou na empresa bem depois de você se tornou alguém que sempre é lembrado para tudo. Ou seja, ele ficou muito mais importante que você na empresa.

Um belo dia chega a notícia que um dos funcionários ganhará uma promoção. E adivinha quem ganhará ? Evidentemente que é o seu colega.

E porque isto ocorreu ? Porque durante este relacionamento com a empresa e chefia ele plantou um trabalho bem feito que lhe deu visibilidade. Você simplesmente foi deixado de lado porque não plantou nada, simplesmente fez sua obrigação e merece ficar aonde está.

Assim, as ações para criar resultados futuros em relação a relacionamentos não é muito difícil. É enviar um feliz aniversário nem que seja via e-mail para todos aqueles que você manteve ou mantém contato.

Esta atitude acima mantém sua rede de contatos aquecida e assim que você precisar de alguma indicação, por exemplo, quando perder um emprego, lhe garanto, todas estas pessoas ficarão felizes em poder lhe ajudar.

Se tem pessoas na sua rede de contatos que são nocivas, ou seja, adoram discussões e desrespeito evite-as. Elas não lhe ajudarão em nada e ainda poderão servir como propaganda negativa a você.

Assim, baseie todas as suas ações em relação a relacionamentos no respeito. Quanto mais respeito você tiver, seja no profissional ou na sua vida pessoal, melhor serão os resultados futuros que você conseguirá na sua vida.

Eu aconselho a partir de agora a montar um grande plano de ação para aumentar sua rede de contatos. O melhor jeito é ir a eventos da sua área profissional e tentar conversar nem que seja sobre assuntos nos quais você não tem grande domínio.

E passe um cartão ou peça o contato da pessoa perguntando se poderá, em alguns dias, entrar em contato para conseguir mais detalhes sobre aquele assunto que você não conhece tão bem.

Te garanto que em pouco tempo terá uma enorme rede de contatos e finalmente, conseguirá resultados muito melhores nos relacionamentos profissionais e pessoais da sua vida.

E o dinheiro ? Que tal um plano de ação sobre esta parte tão importante de nossa vida

Sabemos que o Brasil enfrenta uma das piores crises dos últimos anos. E, um dos grandes problemas é que todos nós, por vivermos em um país tropical que não sofre com as mazelas da natureza, temos o péssimo hábito de não nos prevenir.

Isto é facilmente observado quanto notamos que poucos donos de negocio tem um seguro do seu negócio. Aí, quando ocorre uma enchente ou um assalto fica desesperado pois não tem como cobrir às vezes o prejuízo da ocorrência.

Assim, que tal também um exercício mental sobre como anda sua vida hoje.

  • Como está sua vida financeira ?
  • Você possui reservas que possam garantir pelo menos 3 a 4 meses as despesas de sua casa caso tenha sua renda interrompida ( seja por causa de uma perda do emprego, ou, no caso de um autônomo, perder seus clientes que lhe pagam mais ) ?
  • Tem dívidas que superam em muito o que você ganha e com isto, não tem a mínima idéia de como vai pagá-las ?

A parte da nossa vida em que ações impensadas causam maior problema é esta. A financeira. Um gasto não planejado pode no final de alguns anos virar uma dívida tão grande que você acabará não tendo nem idéia de como pagá-las.

Assim o melhor modo de pensar sobre dinheiro é evitar o comprar sem pensar. Por exemplo, se você quer comprar daqui um ano uma televisão ou um carro, ao invés de comprar este bem financiado, que custará pelo menos o dobro do valor , que tal guardar um valor mensal e daqui um ano ou dois comprar o bem a vista e não ficar endividado.

Esta é a máxima do ter resultados bons financeiramente. É nunca gastar tudo que ganha ou então, ficar com zilhões de carnês que no fim do mês irão tomar toda sua renda.

Ao invés de ficar pagando caro em noitadas invista em cursos na sua área de atuação porque, garanto, em algum momento da sua vida eles abrirão muitas portas e talvez, o seu resultado financeiro naquele momento será muito maior do que o de muitos colegas.

Mude seu jeito de pensar, enxergue-se logo como produto e finalmente, consiga resultados melhores, tenha você 20 anos ou 50 anos.

Saúde, você já pensou nas ações de hoje e nos resultados que poderá ter daqui uns anos ?

Este é um dos grandes problemas que temos hoje em nossa sociedade. Nos preocupamos em nos relacionar bem, em ter vidas bem sucedidas profissionais mas, sempre, deixamos em segundo plano a nossa saúde.

Academias, exercícios, lazer sempre são deixados de lado para vivermos uma vida totalmente abarrotada de afazeres que não nos deixa um simples minuto no dia para nos preocupar em olhar no espelho, em beber mais água, em andar sem fazer nada durante alguns minutos para limpar nossa mente. Em resumo, não temos tempo para lembrar que somos um sistema biológico e nossos problemas de saúde nada mais são que fruto de nossas atitudes atuais.

Logicamente devemos lembrar que temos diferentes problemas de saúde. Alguns são genéticos, que vem com a carga de genes que você recebeu de sua família. Os causados pelos maus hábitos e finalmente, os imprevistos.

Falamos nos primeiros textos desta série sobre a importância de conhecer a sua família e suas origens. E um dos motivos é este.

A partir do conhecimento de sua família você poderá de modo ainda rudimentar ( já que o mapeamento genético ainda é algo muito caro e só está disponível para pessoas de alto poder aquisitivo ) entender as doenças que você pode adquirir e começar a preveni-las desde cedo.

Este é um plano de ação que você deve iniciar o mais rápido possível pois quanto mais demorar mais cedo poderá adquirir uma doença que não gostaria, já, que, o resultado de não cuidar da saúde é este.

Os péssimos hábitos nem precisamos citar né ? São o sedentarismo, comer muita bobagem, stress excessivo e muitas outras coisas que sabemos que é péssimo para a saúde mas continuamos teimando.

O que acontecerá ? Esta ação atual lá no futuro irá lhe dar uma péssima surpresa, ou seja, o resultado será uma doença futura e infelizmente, muita despesa pois remédio e médico não são nada baratos , não é ?

E finalmente, os acontecimentos que não podemos controlar. Contra estes a única coisa que podemos fazer é nos prevenir. Dirigir com mais cuidado. Evitar locais estranhos ou muito fechados que em um incêndio podem lhe causar problemas para sair, etc.

No fim, o plano de ação para saúde começa em um palavra. Prevenção. Seja a partir de hoje uma nova pessoa e garanto, daqui a alguns anos não terá que ficar sentindo dores simplesmente porque não se cuidou.

Uma hora de caminhada dia ou alguns reais numa academia podem lhe ajudar muito a estar melhor daqui a alguns anos.

 

Assim, mude seu jeito de ser agora, suas ações e no futuro, seus resultados serão muito melhores.

Eu garanto, é ótimo poder acordar dia após dia e ter a certeza que você se tornou alguém muito, muito melhor.

%d blogueiros gostam disto: