Dicas de Prosperidade 3: convivendo com as mudanças no corpo e na mente

Mesmo que não tenhamos controle sobre muitas das coisas que acontecem com nosso corpo e mente, é bom saber que em média, de seis em seis meses, nosso corpo sofre uma renovação celular completa, que é algo bem parecido com a mudança de pele das cobras.

E o que isto tem a ver com prosperidade estará você se pergutando. Acredito que tenhamos que nos ater aqui a dois pontos muito importantes que podem ser uma chave para o seu sucesso.

  1. Como as células são no fim cópias das anteriores ( algo que estudamos nos nossos anos de ginásio em biologia ) em algum momento do processo elas perdem alguma coisa e isto fica bem visível quando notamos que ao longo dos anos nossa aparência que vai mostrando que estamos envelhecendo.
  2. Este é o ponto no qual devemos nos prender. A célula nova se baseia no uso que teve no período anterior. Portanto, se somos sedentários o novo grupo celular tende a achar que não precisamos de uma estrutura muscular forte pois ela não tem utilidade no corpo.  Isto é facilmente visto em alguns fisiculturistas que mesmo que percam alguma  massa ( já que é natural mesmo nos idosos ) eles mantém uma aparência de maior vigor que a maioria dos idosos.

Mas calma, não é para você imaginar que a cada seis meses suas células saem do seu corpo magicamente e aí entram outras no lugar. Não. Você muda muito em um conjunto de seis meses pois ao longo deste período as células vão ficando no banho, na cama servindo de alimento aos ácaros e outros organismos, espalhadas pelo vento enquanto nos movimentamos e outras coisas mais.

O que devemos entender é que sempre somos uma cópia piorada da original, que saiu do ventre de nossas mães e isto fica totalmente visível em nossa aparência. Por melhor que tentemos nos manter ao longo da vida sofremos a ação da gravidade. Nosso corpo é puxado para baixo o tempo todo e nosso rosto se torna mais flácido ao longo do tempo, nossa coluna fica mais desalinhada e dores que não sentíamos começam a aparecer e várias outras coisas mais que quem alcançou os enta sabe bem o que digo ( ou seja, passou dos 40 ).

E há outro problema advindo disto. Além de seremos cópias piores do que éramos a 6 meses atrás sofremos de um pequeno problema. O corpo se programa para o uso que ele vai ter. Assim, se não temos o hábito de nos exercitar cada vez teremos músculos mais frágeis e que irão no fim gerar diversos problemas como dores nos ossos, postura, fadiga, diabetes ( eu quase sofri com isto a uns meses atrás, ainda lhes conto a história )  e, por fim, dores musculares.

Mas temos um problema muito maior. Há células no corpo que não se renovam. Por isto o cenário é muito pior no cérebro. Quando as pessoas não se preocupam em estimular o cérebro a tendência é que percam mais neurônios e portanto, se formos mais claros, caso não se preocupe em exercitar o cérebro com o passar dos anos você vai ficando cada vez mais burro.

É fácil observar isto em idosos que se comportam de modo mais infantil, ou com o passar dos anos vão ficando cada vez mais esquecidos, enquanto outros, em compensação, como o passar dos anos mantém uma lucidez muito grande.

Podemos notar isto até com nossos parentes mais próximos. Aqueles que se preocupam com o exercício da mente são muito mais espertos com o passar dos anos do que aqueles que não se preocupam com isto.

O que podemos fazer a respeito deste desgaste diário do organismo

A primeira dica é  sair da procrastinação. Ou seja, evite de ficar sempre planejando se exercitar, começar a ler ou estudar e outras muitas coisas que você sempre deixa para amanhã.

Aprenda, o lema do corpo e da vida é: tudo que você não usa perde. Ou seja, se você tem músculos e não usa, perde. Se você tem tempo e não usa, nunca mais irá recuperá-lo.

Meio chocante ver o famoso Conan nos tempos áureios e o ver agora né ? Mas mesmo estando hoje muito pior do que esteve em sua juventude, ele ainda continua muito melhor que a maioria dos outros idosos de sua idade, já, que, sabemos, ele não conseguiria realmente sempre igual foi em sua juventude.

A realidade é que as células ( corpo ) tem uma certa memória e vão reproduzir a próxima geração baseado no que você exige delas agora. Ou seja, tudo que você quer se daqui algum tempo, seja o corpo ou até a mente, faz parte de toda uma mudança de atitude na sua vida.

Que tal mudar sua atitude a partir de hoje, neste momento e fazer com que suas células da próxima geração, mesmo que pioares possam pelo menos lhe permitir uma velhice com melhor condicionamento fisico e mental ?

Penso que você está se perguntando sobre as células do cérebro. Sim, com o passar dos anos vamos nos tornar mais lentos em muita coisa pois realmente nossos neurônios vão morrendo. Mas os que nos sobraram podem ser estimulados através do estímulo multidimensional, que é conseguir trabalhar com as mais diversas manifestações da inteligência.

Assim, lembre-se que todas as suas atitudes precisam levar em conta o tempo da renovação celular para que façam efeito.

Se for fazer academia, sempre lembre que terá que fazer pelo menos seis meses para que os resultados sejam duradouros. Até a sua pequena caminhada só realmente fará efeito se você mantiver este hábito por pelo menos seis meses.

Um regime, então, esqueça. Se você não conseguir manter seu novo peso por pelo menos seis meses os efeitos com toda certeza não serão duradouros.

Mude sua atitude hoje, para ser alguém melhor amanhã. Ou seja, amanhã sendo alguém sempre melhor que hoje.

%d blogueiros gostam disto: