Dicas de Prosperidade 14: pirâmides financeiras são péssimas para sua prosperidade

Pirâmides são uma coisa que sempre aparece no mercado financeiro. Durante anos e anos as promessas de se ganhar dinheiro fácil sempre enchem os olhos das pessoas que não querem esforços para ganhar seu dinheiro honestamente.

E, infelizmente, grandes astros ou até grandes empresas, como a TelexFree ao ser descobertas como este tipo de operação financeira, ou seja, pirâmides acabam por cair ao chão e deixar muitas pessoas no prejuízo.

As pirâmides tendem a ser um golpe ( apesar de antigo ) muito usado porque no início todas as pessoas acham que estão realmente ganhando dinheiro, mas, como já disse, ao desmoronar deixa muita gente no prejuízo ou até na miséria.

Para quem não entende o que é um esquema de pirâmide financeira, vamos explicar. Vamos supor que na sua família você dê início a uma pirâmide. Avisa ao primeiro grupo que eles tem que contribuir com 10 reais e arrumar outras que contribuam com 10 reais também. Os primeiros 10 reais são seus e os 10 reais que elas arrumarem com o segundo, oit são delas e dois são seus.

O segundo grupo forma um terceiro grupo e dos dez reais seis ficam com o segundo grupo , dois com o primeiro grupo e dois com o cabeça da pirâmide.

Quando surgir o quarto grupo, o terceiro fica com quatro reais, o segundo com dois reais, o primeiro grupo dois dois reais e o cabeça com dois reais.

Se houverem mais e mais grupos, nem precisa ser muito bom de matemática para entender que fica cada vez mais difícil para quem entrar depois recuperar os 10 reais investidos. E também chega o momento em que, como a pirâmide vai ganhando fama ( pois começa a ser criticada por sua dificuldade ) ficará cada vez mais difícil trazer pessoas para entrar e aqueles, que entram por último e estão na base da pirâmide ou não recebem nada ou recebem muito menos do que colocaram na pirâmide.

Assim o criador e talvez, os primeiros membros da pirâmide são os que realmente fazem dinheiro e como o esquema é construído para dar prejuízo a alguém, já que o modelo não é sustentável, ele é considerado golpe , caindo no crime de estelionato aqui no Brasil.


A Telexfree foi um dos grandes exemplos de como um golpe deste tipo pode deixar gente passando dificuldade. E, como ela utilizou muita gente de fama para divulgar seu produto aqui, com toda certeza eles conseguiram alcançar mais e mais pessoas. E eles são só um dos exemplos.

Pirâmides são um golpe tão bom que já foram feitas até por governantes. Em 1997 na Albânia irrompeu uma guerra civil, porque o presidente do país lançou uma pirâmide aberta a toda a população. Na ganância muita gente colocou tudo o que tinha. Como sempre ocorre nas pirâmides, quem entrou primeiro conseguiu alguma coisa, os demais perderam tudo ou receberam muito menos do que colocaram no bolo.

Algumas empresas montam esquemas de pirâmide travestidos de negócios. Algumas que se entitulam Marketing Multinível são assim. O esquema é bem parecido, onde há uma reunião onde alguns aparecem dizendo que ganharam rios de dinheiro, mostrando casas em bairros nobres e carros do ano ou importados, além de extratos bancários que são um sonho.

Mas, quando a pessoa entra descobre que demorará anos e anos para conseguir chegar naquilo ali, e quando falha, ainda é criticado pelo grupo por não ter se esforçado muito. Mas, no fim, é porque o modelo já foi construído para não dar realmente certo. Ele foi construído para que os do topo ganhem muito e aqueles, na base, ganhem quase nada.

Não caia nestes cantos da sereia. Não dá para ganhar rios de dinheiro sem trabalhar muito. E, mesmo que esteja desesperado financeiramente evite deixar que pessoas deste tipo entrem na sua vida para lhe mostrar no telão resultados impossíveis na venda de produtos que não tem tanta entrada de mercado como emagrecedores, VoIP, produtos de beleza ou utensílios plásticos.

Quem irá realmente ganhar é quem estiver no topo da pirâmide e você, se não conseguir sair deste status de simples base, nunca vai ganhar nada.

Portanto, como o título deste post diz evite este tipo de negócio. Procure negócios sustentáveis, que existem na internet também e podem ser muito mais rentáveis, como o Marketing Digital e Infoprodutos.

Se você já teve contato com este de tipo de golpe, em qualquer uma de suas formas nos conte aqui sua experiência.

%d blogueiros gostam disto: