A grande obra da vida é o caminho

Um dos grandes erros e nossa época e principalmente deste esoterismo somado a metas malucas é que a maioria das pessoas acaba esquecendo de uma das coisas mais importantes durante qualquer processo de desenvolvimento pessoal.

E qual é esta coisa tão importante no processo de desenvolvimento pessoal ? A meta  ? O método para chegar lá ? O que é  ?

Simplesmente o caminho. Aquele período que existe entre o momento em que você descobre resolve que deve mudar, descobre sua missão e começa a executá-la, até chegar ao resultado.

O seu dia a dia é sagrado

Calma. Eu não sou esotérico muito menos religioso. Se há algo que este blog não vai ficar propagando é este tipo de coisa. Mas entenda que sagrado não são somente os símbolos religiosos.

O elemento mais importante para seu crescimento pessoal é você. Portanto, nada mais natural que você seja o ponto mais sagrado de sua vida. E além disto, não há nada mais sagrado que o seu caminho, sua existência, pois ela é única e não poderá ser repetida.

E porque seu a dia a dia deve ser considerado sagrado. Porque é deste dia a dia, destas experiências que nasceu o seu eu atual e é deste mesmo processo que nascerá o seu novo eu.

De nada adianta preocupar-se com tudo menos com a sua vivência diária.

Já parou para pensar uma coisa  ? Que nós temos uma meta lá no alto. Mas se olharmos esta meta de baixo, ela é o fim. Se olhada de cima, aquela meta é o início.  Isto nos mostra que aquilo é só um ponto de chegada e que o que é real e importante é o caminho.

E é se preocupando com ele que você realmente irá se tornar alguém melhor.

O poder dos pequenos sucessos e suas metas

Uma das coisas que nos esquecemos quando transformamos a vida em metas absurdas é de olhar o que estamos fazendo ao longo do caminho. Este esquecimento é que na maioria das vezes acaba nos levando a desistir de tudo, pois, ao somente enxergar a grande meta, não observamos os pequenos sucessos que temos ao longo do caminho.

Um exemplo clássico é o emagrecer. Já notou que a maioria das pessoas simplesmente cria uma meta de 10 quilos. Ok, é uma meta aceitável e se você está iniciando o seu processo de emagrecimento é algo que pode ser alcançado sem muitos problemas.

Só que a pessoa esquece de dividir esta meta em pequenas partes. Entenda que o importante é o processo, em que você aprende coisas novas, e não somente a grande meta que são os 10 quilos.

Note que para emagrecer você precisará mudar sua alimentação, aprender a controlá-la,  possivelmente iniciar um processo de exercícios físicos, mudar seu mindset, e outras muitas coisas que sim, o levarão a vitória.

Mas todos esquecem deste período. E focam somente nos 10 quilos.

Portanto, entenda o processo. Entenda que o poder está nas pequenas vitórias. Esta semana você pode ter perdido somente 100 gramas, mas já pensou que ao mesmo tempo você já começou a correr sem problemas durante cinco minutos ? Já imaginou que agora você não sente mais aquela necessidade enorme de comer um prato de 800 gramas, mas passou a comer 500 gramas e ficou saciado ?

Todas estas são pequenas vitórias que fazem parte da sua grande meta. E se você não alimentar-se das alegrias destas pequenas vitórias nunca será alcançada.

Não deixe que este erro, que acaba sendo muito comum destrua sua chance de chegar a vitória.

A grande obra de sua vida é o  caminho

Já dissemos acima e vamos repetir. Queremos sempre evoluir. Subir para o ponto mais alto.

E o ponto mais alto, se olhado de  baixo é o fim. E se ele é olhado de cima, é o começo. Esta metáfora, junto com este pequeno texto serviu para lhe mostrar a valorizar o seu caminho que é aquele que lhe levou até a sua meta final, ou, como alguns gostam de dizer, sua grande obra.

Aprender a valorizar o caminho é aprender a valorizar cada aprendizado que consegue nos levar a ser melhor a cada dia, a cada momento.

E é isto que nos faz diferentes. Pois cada caminho é diferente e cada ser humano é ímpar. Duas pessoas fazendo a mesma caminhada nem sempre terão  o mesmo resultado.

Eu peço que a partir de hoje aproveite cada momento. Aproveite cada aprendizado que você teve ao longo da sua vida.

E melhore, nem que seja 1% ao longo de cada dia. Já imaginou que 1% melhor a cada dia, é pelo menos 365% melhor em um ano ?

%d blogueiros gostam disto: